Expopele 1ª. Edição

EXPOPELE – 1ª EDIÇÃO


Realizou-se pela 1ª.vez em Alcanena um evento directamente relacionado com o sector predominante no concelho – Peles. O evento teve como objectivo principal afirmar Alcanena como a Capital da Pele e dar a devida e justa notoriedade ao potencial do sector de produção e transformação de peles instalados no concelho.

expopele4O certame teve lugar no fim-de-semana de 27 a 29 de Maio, no Pavilhão Multiusos e consistiu numa exposição/venda de artigos inteiramente fabricados com pele, e contou com uma presença significativa de empresas do sector.

A ExpoPele foi da responsabilidade da ACIS, e é uma iniciativa integrada na candidatura apresentada no âmbito do MODCOM para o centro urbano de Alcanena, tendo contado com a prestimosa colaboração da Câmara Municipal de Alcanena, e o apoio da APIC e do CTIC.

Com esta iniciativa, concretizou-se um sonho de muitos anos e iniciou-se um processo de fazer jus ao potencial que existe em Alcanena ligado ao sector das peles, pois deu a conhecer aos muitos visitantes que durante os 3 dias se deslocaram ao Pavilhão a relação do sector com grandes marcas internacionais ligadas à moda. Poucos são os que sabem que a maior parte das grandes marcas internacionais, criam os seus artigos de moda com peles do concelho de Alcanena.

No certame estiveram presentes artigos como uma cadeira da Assembleia da República feita com pele, automóveis cujos estofos são em pele, chapéus utilizados por famosos como George Bush, etc. O estilista português Luís Onofre participou igualmente no certame tendo criado alguns modelos de malas e sapatos especificamente para o evento.

Mas com a pele também se podem criar bonitos artigos de arte e o certame contou com algumas esculturas de João Carvalho.

O certame iniciou com uma conferência subordinada ao tema “Tendências de Moda: da criação à incorporação internacional”, e teve como oradores principais Orieta Pelizzari – Historiadora de Arte Italiana e Ricardo Dourado – Estilista Português da nova geração.

Para primeiro ano, as expectativas foram superadas e os resultados bastante positivos. Do inquérito efectuado aos participantes regista-se uma satisfação geral pela iniciativa e um enorme desejo de continuidade.

Da parte da ACIS tudo se fará para dar continuidade ao evento, sendo nosso desejo que o mesmo venha a ter reconhecimento de âmbito nacional.

Aceda aqui a Galeria de Imagens deste certame.

Torres Novas Sede da ACIS

Representante na Direção:
José Carlos Martins
Dulce Maria Pinto Salgado

Contactos:
E-mail: geral@acis.com.pt
Telf: 249 822 151

Entroncamento Loja do Associado

Representante na Direção:
Rui Pedro Dias Gonçalves

Contactos:
E-mail: entroncamento@acis.com.pt
Tm: 925 423 672

Alcanena Loja do Associado

Representante na Direção:
Isidro Ferreira Silva

Contactos:
E-mail: alcanena@acis.com.pt

Golegã Loja do Associado

Representante na Direção:
António José Eugénio Paiva

Contactos:
E-mail: golega@acis.com.pt