Historial

A ACIS – Associação Empresarial de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã, é uma associação de empresários, sem fins lucrativos, e a sua constituição não é nada mais que o repor de uma situação que se iniciou a 21 de Junho de 1927, com a fundação da Associação Comercial e Industrial de Torres Novas.

Em 7 de Setembro de 1940, foi transformada em Grémio do Comércio do Concelho de Torres Novas, tendo em 1974 assumido o nome de Associação dos Comerciantes Retalhistas dos Concelhos de Torres Novas, Entroncamento e Alcanena.

Numa Assembleia Geral, realizada a 26 de Março de 1979, e a pedido de um grupo de comerciantes da Golegã, foi deliberado o alargamento da sua área de jurisdição àquele concelho. Como consequência, a 10 de Setembro do mesmo ano, a sua designação foi alterada para Associação dos Comerciantes Retalhistas dos Concelhos de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã.

Com o decorrer dos tempos, foram-se inscrevendo na associação, a par dos retalhistas, e porque alguns deles tinham também outros ramos de actividade, pequenos industriais e prestadores de serviços.

Pretendendo dar resposta às novas actividades dos associados, alargando a área de intervenção, em 30 de Dezembro de 1991, foi alargado o seu âmbito e alterada a sua designação Associação Comercial, Industrial e de Serviços dos Concelhos de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã. No ano de 2002, os sócios reunidos em assembleia-geral, conscientes da importância da associação e querendo que esta possa defender, representar, apoiar e acompanhar toda e qualquer actividade económica sem excepção, aprovaram por unanimidade a proposta da Direcção, e a designação da associação foi novamente alterada para a que hoje vigora – ACIS – Associação Empresarial de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã.

A ACIS, desde a sua fundação, foi e é uma associação que tem por objectivos a defesa, representação e promoção dos legítimos interesses económicos, profissionais e sociais dos seus associados, bem como os direitos destes, seu prestígio e dignificação; contribuir para o harmónico desenvolvimento das actividades económicas da sua área, nos domínios técnico, económico, associativo e social, designadamente promovendo e criando serviços comuns, e ainda a promoção de um espírito de solidariedade, cooperação e apoio recíproco entre os seus associados.  

Á ACIS compete ainda, entre outros fins estudar e propor a definição de normas de acesso às actividades representadas, suas condições de trabalho e segurança; coordenar e regular o exercício das actividades representadas e protegê-las contra as práticas de concorrência desleal, lesivas do seu interesse e do seu bom nome;

fomentar o associativismo, intensificando  a colaboração recíproca entre todos os associados; incentivar e apoiar os associados na reestruturação das suas actividades

e contribuir para uma melhor formação profissional, promovendo acções  de formação que vão de encontro às necessidades dos empresários, seus colaboradores e tecido empresarial; promover a criação de serviços ou a celebração de protocolos com entidades ou instituições em áreas de interesse comum aos associados.

E é precisamente nas áreas de formação profissional e criação de novos serviços que proporcionem mais benefícios aos associados que a ACIS tem apostado ao longo dos últimos anos.


Torres Novas Sede da ACIS

Representante na Direção:
José Carlos Martins
Dulce Maria Pinto Salgado

Contactos:
E-mail: geral@acis.com.pt
Telf: 249 822 151

Entroncamento Loja do Associado

Representante na Direção:
Rui Pedro Dias Gonçalves

Contactos:
E-mail: entroncamento@acis.com.pt
Tm: 925 423 672

Alcanena Loja do Associado

Representante na Direção:
Isidro Ferreira Silva

Contactos:
E-mail: alcanena@acis.com.pt

Golegã Loja do Associado

Representante na Direção:
António José Eugénio Paiva

Contactos:
E-mail: golega@acis.com.pt